Somos fruto da crença de que o conhecimento sobre um território pode iluminar caminhos e potencializar grandes transformações, quando nasce da escuta ativa e das vozes das próprias lideranças sociais, instituições e comunidades.
Nosso embrião surgiu a partir do Diagnóstico e da Teoria de Mudança (TdM) Socioeducacional de Paraty, um trabalho participativo, financiado pela Taiamá Foundation e desenvolvido em parceria com a Tekoa – Territórios Educadores e Sustentáveis.

Crédito Foto: “Núcleo de Mídias Artes e Tecnologias”
Entre as 10 macroações propostas pela TdM, destacou-se a necessidade de criar um espaço de encontro, partilha e ação coletiva entre instituições e lideranças em prol da infância, adolescência e juventude.
Logo, compreendemos que esse cuidado só seria possível em um território sustentável e saudável em todas as suas dimensões.
Assim nasceu o ICP – Instituto Comunitário Paraty: uma comunidade com CNPJ, enraizada no território e dedicada a criar e impulsionar soluções duradouras para os desafios sociais e ambientais de Paraty.
Seguimos inspirados pelo que nos move desde o início: apoiar a construção de um território educador e sustentável, onde crianças e jovens possam florescer plenamente — e, com eles, um tecido social saudável e vibrante para todos.

Foto: registro do dia onde tudo começou! Apresentação do diagnóstico e a TdM na Casa de Cultura em Paraty.