ICP é contemplado em edital de intercâmbio com instituição mexicana e vai para o México


Punta de Mita – México
Um resultado concreto da visita do ICP aos EUA, durante o encontro com as fundações comunitárias das Américas (do Norte, Central e do Sul) do CCA (Connecting Communities in the America), foi a aproximação de uma instituição mexicana chamada Fundação Punta de Mita (FPM), localizada na região de mesmo nome e que apresenta características muito semelhantes a de Paraty.
Após a aproximação e início de trocas de informações e atividades, foi verificado a possibilidade de aplicar conjuntamente para o edital de intercambio do CCA para que aprofundássemos as partilhas.
“Foi com muita felicidade que recebemos a noticia que havíamos sido contemplados no edital e que haveria a possibilidade do ICP visitar o México e e a FPM visitar Paraty aqui no Brasil”, retrata Andréia Estrella co-Diretora Executiva do ICP.

As reuniões de planejamento,
verificação de necessidades e possibilidades, programação das visitas, a definição de custos e divisão dos recursos foram ocorrendo de forma on-line até a ultima semana antes do ICP embarcar para o Mexico no final de maio.
A delegação do ICP composta pela sua diretoria executiva foi para Punta de Mita e ficou durante 4 dias em imersão com as ações da FPM (https://www.fundacionpuntademita.org).
“Tínhamos o objetivo de aprender mais sobre as diferentes formas de atuação das fundações comunitárias, trocar experiências (acertos e erros) em modelo de gestão e intervenção, captação, gestão de recursos e como criam e executam fundos temáticos de doadores”, revela Ricardo Zuppi co-Diretor Executivo do ICP.
Muitos pontos de aprendizagem foram estabelecidos com destaque para a clareza em que desempenham os aspectos do desenvolvimento comunitário que está intimamente ligado ao desenvolvimento humano do indivíduo, a articulação e fluxos entre as dimensões estabelecidas no modelo de intervenção da FPM, a atenção para com os jovens em período escolar (e suas famílias) para que não abandonem os estudos, a importância de se ter mapeado e diagnosticado as organizações da sociedade civil suas respectivas áreas de abrangência e publico alvo, a importância de se firmar uma boa e atenciosa relação com os filantropos, a sistematização e organização permanente dos processos, documentos e das ações da Fundação, a construção de uma parceria baseada na confiança entre a fundação comunitária e as instituições por ela apoiadas entre outros.
Os membros do ICP também pode trazer experiencias e trocar com a equipe da FPM e com outras instituições locais ampliando mais ainda a partilha de conhecimentos.
Novamente, fica claro como nossas águas da Cajaiba, o quanto é importante sempre estarmos prontos e disponíveis para aprender e trocar experiências focando em nossa própria evolução e melhoria de nossos processos e atuações, além de criar e estreitar parcerias, afinal somente unindo as forças conseguiremos fazer as transformações tao necessárias em nosso território patrimônio da humanidade.